A boa mesa é farta, generosa. Aqui compartilho sabores, lugares, pessoas, impressões...
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Medalhão ao molho de vinho tinto
Dá para acreditar que é possível fazer uma carne suculenta como essa em apenas 20 minutos? Basta grelhar o mignon no ponto desejado, preparar o molho e servir com arroz e um purê, ou fritas com farofa... ovo frito.... humm... precisa mais? Escolha um vinho tinto seco de boa qualidade (não vale Sangue de Boi, Chalise e outros do gênero, por favor, tá?). Eu misturei uma parte de tinto com vinho do Porto, porque adoro o sabor adocicado desse vinho fortificado. E se quiser usar somente o Porto, também fica ótimo. Para fazer um filé mais caprichado, você pode envolvê-lo em tiras de bacon e amarrar com barbante, antes de grelhar. Depois é só levar ao forno para terminar o cozimento e não esquecer de retirar o barbante na hora de servir. (Sim, porque ninguém precisa ganhar o prato já com fio dental...). Então chega de papo e anote aí a receita para impressionar os amigos carnívoros no próximo jantar:
Medalhão ao molho de vinho tinto
(2 porções)
1 peça de 500 g de filé mignon
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite para grelhar
Para o molho
80 ml de vinho tinto seco (ou Porto)
120 ml de caldo de carne
40 ml de vinagre balsâmico
Sal a gosto
1 colher de chá de manteiga gelada
Preparo:
Corte o filé mignon em medalhões com cerca de 200 g cada (2 dedos de espessura, mais ou menos). Tempere com sal e pimenta. Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e grelhe os medalhões dos dois lados. Retire e leve-os ao forno preaquecido a 180ºC para terminar o cozimento e não ficar cru no interior.
Enquanto isso, prepare o molho na mesma frigideira em que grelhou os filés. Coloque o vinho e deglace com uma espátula. (Deglaçar significa usar um líquido para desprender do fundo da panela o que restou da carne assada, grelhada ou frita. É a base para o preparo do molho pois concentra o sabor da carne). Adicione o vinagre balsâmico, o caldo de carne, e deixe reduzir, por cerca de 15 minutos, ou até o molho encorpar. Tempere com sal e desligue. Fora do fogo, adicione a manteiga bem gelada, misture rápido até incorporar e sirva o molho sobre a carne.
(A manteiga dá consistência e brilho ao molho. Quando colocá-la, não volte a panela ao fogo!).
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Pão de azeitonas
Para ficar com água na boca, essa é uma das receitas que estamos produzindo nas aulas de Panificação II, com o talentoso chef Dario Vianna. É uma delícia botar a mão na massa, ainda mais de uma maneira tão descomplicada e relaxada como ensina o nosso mestre! Nem todos os pães podem ser reproduzidos em casa -- alguns, como o tipo italiano, exigem vapor para formar aquela crosta na superfície. Aí o forno caseiro não dá conta... A maioria, felizmente, pode ser feita sem problemas: uma ótima pedida para servir no couvert quando fizer um jantar especial, ou simplesmente devorar na hora do lanche.
A seguir, seguem as fotos das fornadas produzidas lá no curso e a receita facílima do pãozinho de azeitonas!
Pão de Azeitonas
500 g de farinha de trigo
40 g de fermento biológico fresco
20 g de açúcar
5 g de reforçador (é vendido em padarias)
160 ml de água
40 g de gema de ovo (equivale a 2 gemas)
50 ml de azeite
10 g de sal
200 g de azeitonas verdes sem caroço, fatiadas
Preparo
Leve à batedeira (usando o gancho, próprio para bater massas pesadas e pães) a farinha, o fermento, o reforçador e o açúcar. Bata até misturar os ingredientes.
Acrescente as gemas e a água e bata na primeira velocidade por 5 minutos.
Incorpore o azeite e o sal. Bata na segunda velocidade por 8 a 10 minutos, até que fique homogênea e macia. Retorne à primeira velocidade e junte as azeitonas fatiadas. Misture bem.
Deixe a massa descansar, coberta com filme plástico, por 20 minutos.
Divida em porções de aproximadamente 50 g e modele em bolinhas. Coloque todas em uma fôrma polvilhada com farinha, deixando espaço de 3 dedos entre cada uma. Deixe em local bem quente (dentro do forno) por 1 hora/1h30min, para fermentar.
Retire, e com a ponta de uma faca bem afiada, faça pequenos cortes na superfície dos pães para decorar(fizemos este desenho: #). Dê acabamento com gema diluída em um pouco de água e leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por 15 minutos, ou até dourar. Deixe resfriar em temperatura ambiente.
terça-feira, 5 de abril de 2011
Bolo de cereja com toffee cremoso
Mega gripe. É só ameaçar uma mudança de tempo e logo vem renite, bronquite, dor de garganta, tosse, alergia à friagem... afe, é só doença de idoso. Nem está frio assim, mas tô espirrando tanto que resolvi me encapotar dos pés à cabeça, com meias e casaco. Só o nariz, vermelho e entupido, despontando. E estou mesmo como uma velhinha, de chinelos cor de rosa, com a xícara fumegando, saboreando minha bebidinha com goles de reflexão.
Gente, essa bebida é tudo de bom para o inverno. Saiu numa antiga Cláudia Cozinha, que guardei para fazer uma hora dessas. Demorou, mas está aprovadíssima. Cremosa, com sabor de caramelo, par perfeito para acompanhar um bolo simples, mas como todo bolo deve ser: macio e úmido. Esse eu adaptei do livro 200 Receitas Incríveis de Bolos e Biscoitos (Sara Lewis, Publifolha). Usando ingredientes como damasco picado, nozes ou figo seco, dá uma excelente receita para as festas de Natal. Tudo bem caseirinho, gente, mas foi tudo o que consegui fazer com as coisas da geladeira e despensa, sem ter de me arrastar até um supermercado... oh, drama!
Bolo de cereja
(12 a 15 pedaços)
200 g de cerejas em calda
175 g de manteiga em temperatura ambiente
150 g de açúcar
Raspas de 1 laranja
3 ovos batidos
225 g de farinha de trigo com fermento
Preparo
Coloque as cerejas em uma peneira, lave e seque com papel-toalha. Parta ao meio 50 g delas e reserve. Pique o restante. Na batedeira, bata bem a manteiga com o açúcar até a mistura ficar clara e cremosa. Na receita dizia 175 g de açúcar, mas sinceramente, achei muito doce. Incorpore as raspas de laranja. Vá adicionando colheradas alternadas dos ovos batidos e da farinha, até obter uma massa uniforme.
Incorpore as cerejas picadas e, se quiser, pode acrescentar passas, nozes picadas... Despeje a massa em uma assadeira redonda untada, de 18 a 20 cm. Eu usei duas fôrmas de bolo inglês, daquelas retangulares, e deu certo. Quem quiser, pode peneirar um pouco de açúcar cristal por cima da massa (para formar aquela crosta dourada). Como eu não estou precisando engordar (mais), pulei essa parte.
Asse em forno preaquecido a 180º C por 40-45 minutos, dependendo do forno, até dourar na superfície e crescer bem. Para saber, basta enfiar um palito no centro da massa, se sair limpinho, é porque o bolo está assado. Espere esfriar e devore.
Toffee Cremoso
(4 xicaras)
1 xícara de açúcar
500 ml de leite
1/4 de xícara de maisena
Noz-moscada ralada a gosto
4 colheres (sopa) de conhaque
Canela em pó para polvilhar
Preparo
Numa panela, coloque o açúcar e leve ao fogo médio até caramelizar. Reserve meio copo de leite para dissolver a maisena. Acrescente o restante do leite na panela sem parar de mexer, até dissolver o caramelo. Você vai sentir aquele aromo delicioso de bala toffee, e parece mesmo que vai formar uma bala endurecida, mas não se preocupe, é só continuar mexendo que a mistura se dissolve.
À parte, misture a maisena com o leite reservado. (A maisena deve ser dissolvida em líquido frio, sempre. Se a colocamos direto no líquido quente, a mistura empelota na hora!). Depois de dissolvida, coloque na panela e deixe ferver até engrossar ligeiramente. Tempere com noz-moscada, junte o conhaque, misture bem e está pronto. Na hora de servir, polvilhe um pouco de canela em pó.
Assinar:
Postagens (Atom)