Mega gripe. É só ameaçar uma mudança de tempo e logo vem renite, bronquite, dor de garganta, tosse, alergia à friagem... afe, é só doença de idoso. Nem está frio assim, mas tô espirrando tanto que resolvi me encapotar dos pés à cabeça, com meias e casaco. Só o nariz, vermelho e entupido, despontando. E estou mesmo como uma velhinha, de chinelos cor de rosa, com a xícara fumegando, saboreando minha bebidinha com goles de reflexão.
Gente, essa bebida é tudo de bom para o inverno. Saiu numa antiga Cláudia Cozinha, que guardei para fazer uma hora dessas. Demorou, mas está aprovadíssima. Cremosa, com sabor de caramelo, par perfeito para acompanhar um bolo simples, mas como todo bolo deve ser: macio e úmido. Esse eu adaptei do livro 200 Receitas Incríveis de Bolos e Biscoitos (Sara Lewis, Publifolha). Usando ingredientes como damasco picado, nozes ou figo seco, dá uma excelente receita para as festas de Natal. Tudo bem caseirinho, gente, mas foi tudo o que consegui fazer com as coisas da geladeira e despensa, sem ter de me arrastar até um supermercado... oh, drama!
Bolo de cereja
(12 a 15 pedaços)
200 g de cerejas em calda
175 g de manteiga em temperatura ambiente
150 g de açúcar
Raspas de 1 laranja
3 ovos batidos
225 g de farinha de trigo com fermento
Preparo
Coloque as cerejas em uma peneira, lave e seque com papel-toalha. Parta ao meio 50 g delas e reserve. Pique o restante. Na batedeira, bata bem a manteiga com o açúcar até a mistura ficar clara e cremosa. Na receita dizia 175 g de açúcar, mas sinceramente, achei muito doce. Incorpore as raspas de laranja. Vá adicionando colheradas alternadas dos ovos batidos e da farinha, até obter uma massa uniforme.
Incorpore as cerejas picadas e, se quiser, pode acrescentar passas, nozes picadas... Despeje a massa em uma assadeira redonda untada, de 18 a 20 cm. Eu usei duas fôrmas de bolo inglês, daquelas retangulares, e deu certo. Quem quiser, pode peneirar um pouco de açúcar cristal por cima da massa (para formar aquela crosta dourada). Como eu não estou precisando engordar (mais), pulei essa parte.
Asse em forno preaquecido a 180º C por 40-45 minutos, dependendo do forno, até dourar na superfície e crescer bem. Para saber, basta enfiar um palito no centro da massa, se sair limpinho, é porque o bolo está assado. Espere esfriar e devore.
Toffee Cremoso
(4 xicaras)
1 xícara de açúcar
500 ml de leite
1/4 de xícara de maisena
Noz-moscada ralada a gosto
4 colheres (sopa) de conhaque
Canela em pó para polvilhar
Preparo
Numa panela, coloque o açúcar e leve ao fogo médio até caramelizar. Reserve meio copo de leite para dissolver a maisena. Acrescente o restante do leite na panela sem parar de mexer, até dissolver o caramelo. Você vai sentir aquele aromo delicioso de bala toffee, e parece mesmo que vai formar uma bala endurecida, mas não se preocupe, é só continuar mexendo que a mistura se dissolve.
À parte, misture a maisena com o leite reservado. (A maisena deve ser dissolvida em líquido frio, sempre. Se a colocamos direto no líquido quente, a mistura empelota na hora!). Depois de dissolvida, coloque na panela e deixe ferver até engrossar ligeiramente. Tempere com noz-moscada, junte o conhaque, misture bem e está pronto. Na hora de servir, polvilhe um pouco de canela em pó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário