A boa mesa é farta, generosa. Aqui compartilho sabores, lugares, pessoas, impressões...
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Medalhão ao molho de vinho tinto
Dá para acreditar que é possível fazer uma carne suculenta como essa em apenas 20 minutos? Basta grelhar o mignon no ponto desejado, preparar o molho e servir com arroz e um purê, ou fritas com farofa... ovo frito.... humm... precisa mais? Escolha um vinho tinto seco de boa qualidade (não vale Sangue de Boi, Chalise e outros do gênero, por favor, tá?). Eu misturei uma parte de tinto com vinho do Porto, porque adoro o sabor adocicado desse vinho fortificado. E se quiser usar somente o Porto, também fica ótimo. Para fazer um filé mais caprichado, você pode envolvê-lo em tiras de bacon e amarrar com barbante, antes de grelhar. Depois é só levar ao forno para terminar o cozimento e não esquecer de retirar o barbante na hora de servir. (Sim, porque ninguém precisa ganhar o prato já com fio dental...). Então chega de papo e anote aí a receita para impressionar os amigos carnívoros no próximo jantar:
Medalhão ao molho de vinho tinto
(2 porções)
1 peça de 500 g de filé mignon
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite para grelhar
Para o molho
80 ml de vinho tinto seco (ou Porto)
120 ml de caldo de carne
40 ml de vinagre balsâmico
Sal a gosto
1 colher de chá de manteiga gelada
Preparo:
Corte o filé mignon em medalhões com cerca de 200 g cada (2 dedos de espessura, mais ou menos). Tempere com sal e pimenta. Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e grelhe os medalhões dos dois lados. Retire e leve-os ao forno preaquecido a 180ºC para terminar o cozimento e não ficar cru no interior.
Enquanto isso, prepare o molho na mesma frigideira em que grelhou os filés. Coloque o vinho e deglace com uma espátula. (Deglaçar significa usar um líquido para desprender do fundo da panela o que restou da carne assada, grelhada ou frita. É a base para o preparo do molho pois concentra o sabor da carne). Adicione o vinagre balsâmico, o caldo de carne, e deixe reduzir, por cerca de 15 minutos, ou até o molho encorpar. Tempere com sal e desligue. Fora do fogo, adicione a manteiga bem gelada, misture rápido até incorporar e sirva o molho sobre a carne.
(A manteiga dá consistência e brilho ao molho. Quando colocá-la, não volte a panela ao fogo!).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário