quarta-feira, 13 de abril de 2011

Pão de azeitonas


Para ficar com água na boca, essa é uma das receitas que estamos produzindo nas aulas de Panificação II, com o talentoso chef Dario Vianna. É uma delícia botar a mão na massa, ainda mais de uma maneira tão descomplicada e relaxada como ensina o nosso mestre! Nem todos os pães podem ser reproduzidos em casa -- alguns, como o tipo italiano, exigem vapor para formar aquela crosta na superfície. Aí o forno caseiro não dá conta... A maioria, felizmente, pode ser feita sem problemas: uma ótima pedida para servir no couvert quando fizer um jantar especial, ou simplesmente devorar na hora do lanche. 
A seguir, seguem as fotos das fornadas produzidas lá no curso e a receita facílima do pãozinho de azeitonas! 






Pão de Azeitonas

500 g de farinha de trigo
40 g de fermento biológico fresco
20 g de açúcar
5 g de reforçador (é vendido em padarias)
160 ml de água
40 g de gema de ovo (equivale a 2 gemas)
50 ml de azeite
10 g de sal
200 g de azeitonas verdes sem caroço, fatiadas

Preparo
Leve à batedeira (usando o gancho, próprio para bater massas pesadas e pães) a farinha, o fermento, o reforçador e o açúcar. Bata até misturar os ingredientes.
Acrescente as gemas e a água e bata na primeira velocidade por 5 minutos.
Incorpore o azeite e o sal. Bata na segunda velocidade por 8 a 10 minutos, até que fique homogênea e macia. Retorne à primeira velocidade e junte as azeitonas fatiadas. Misture bem. 
Deixe a massa descansar, coberta com filme plástico, por 20 minutos. 
Divida em porções de aproximadamente 50 g e modele em bolinhas. Coloque todas em uma fôrma polvilhada com farinha, deixando espaço de 3 dedos entre cada uma. Deixe em local bem quente (dentro do forno) por 1 hora/1h30min, para fermentar. 
Retire, e com a ponta de uma faca bem afiada, faça pequenos cortes na superfície dos pães para decorar(fizemos este desenho: #). Dê acabamento com gema diluída em um pouco de água e leve para assar em forno preaquecido a 180ºC por 15 minutos, ou até dourar. Deixe resfriar em temperatura ambiente.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário