quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Nhoc, nhoc, nhoque!




Sabe aquele prato único, que dispensa acompanhamentos, fácil, que todo mundo adora e quer repetir? É o nhoque. Quando sobra batatas e tomates na geladeira, é a receita que tiro da manga para facilitar a vida na cozinha. Vai bem com o clássico molho de tomates e manjericão fresco (que pego do quintal), só com manteiga e sálvia, ou ainda, com um mix de cogumelos salteados no azeite. E se preferir mandioquinha, fica tão bom quanto com a batata. Dica: não exagere na farinha de trigo para não deixar a massa pesada. Sei que dá vontade de aumentar a quantidade, pois a massa fica mole e grudenta (ainda mais com o calorão que anda fazendo em São Paulo). Mas é assim mesmo. Basta enfarinhar bem as mãos e a bancada que dará certo, tenha fé.





A proporção deve ser de 1 para 5, ou seja, cinco partes de batata (ou mandioquinha) para uma de farinha. Outra dica: não sove a massa, apenas misture bem os ingredientes. Quanto menos manipular, mais leve ficará. Além do molho de tomate, dá para variar a receita com outro molho rápido e sofisticado: um mix de cogumelos paris, shiitake e shimeji!


Nhoque de batata ao molho de tomates frescos
(2 porções)

500 g de batatas
100 g de farinha de trigo
1 gema de ovo
Sal a gosto
Pitada de noz moscada
Queijo parmesão ralado na hora para polvilhar

Preparo
Cozinhe as batatas com casca e amasse-as ainda quentes. A esse purê, acrescente os demais ingredientes, sendo a farinha por último (aos poucos, até dar liga). Apenas misture tudo muito bem, não sove a massa.
Enfarinhe bem as mãos e polvilhe uma superfície com um pouco de farinha. Forme rolos com a massa e corte no tamanho desejado.
Leve uma panela com bastante água com sal para ferver e coloque os nhoques aos poucos para cozinhar. Estão prontos assim que subirem à superfície. Sirva em seguida com o molho de tomates frescos.

Molho de tomates frescos
700 g de tomates maduros mas firmes
30 ml de azeite
50 g de cebola picada
1 dente de alho picado
30 g de extrato de tomate
250 ml de fundo (caldo) de legumes
2 ramos de manjericão
1 folha de louro
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo
Faça um bouquet amarrando o manjericão e o louro. Tire a pele e sementes dos tomates e corte-os em cubos. Salteie a cebola e o alho no azeite. Junte o extrato de tomate e deixe caramelizar. Acrescente os tomates em cubos, o fundo de legumes e o bouquet de ervas.
Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos ou até encorpar. Retire as ervas e ajuste os temperos. Sirva com o nhoque.

Mix de cogumelos
100 g de cogumelos paris
100 g de cogumelos shiitake
100 g de cogumelos shimeji
50 ml de azeite
1 dente de alho bem picado
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Preparo
Limpe os cogumelos apenas com papel absorvente (os cogumelos não devem ser lavados pois absorvem muita água). Corte os cogumelos paris e shiitake em lâminas finas, e apenas solte os cogumelos shimeji. Aqueça o azeite e salteie o alho picado.
Coloque todos os cogumelos e refogue rapidamente, até murcharem um pouco. Ajuste o tempero.
Junte o nhoque, envolva bem com o mix de cogumelos e sirva imediatamente.










Um comentário:

  1. Vadddddddjjjjj, olha só!!!! Se esse blog me fizer engordar (ainda mais!) vou te cobrar o spa!!! Bjócas e bom trabalho!!

    ResponderExcluir