Parece difícil, né? Fiz uma porção desse petisco delicioso em 20 minutos. São camarões grandes empanados no macarrão bifun (aquele macarrão branco, fininho, usado na culinária japonesa). Mais uma que aprendi na aula de peixes e que entrou para minha lista de favoritas. Estou criando uma listinha de receitas para fazer nos dias de jogos (aqueles em que sua casa fica cheia de gente bebendo cerveja, comendo salgadinho de pacote e amendoim). Viu como dá para preparar algo mais elaborado sem ter muito trabalho? Esse é só o primeiro, vem muito mais por aí... A receita é para 4 camarões, mas dependendo da quantidade que irá fazer, e garanto que será um sucesso, é só aumentar, proporcionalmente, as quantidades de clara de ovo, farinha de trigo e macarrão de arroz. Para a fritura ficar dourada e sequinha, o segredo é usar bastante óleo (o suficiente para que os petiscos fiquem imersos na gordura, que deve estar bem quente). Depois é só abrir a cerveja.
Camarões empanados
(rende 4 unidades)
80 g de macarrão de arroz (bifun)
4 camarões grandes
Sal e pimenta do reino a gosto
1/2 alho bem picado
1 clara
30 g de farinha de trigo
4 palitos
400 ml de óleo
Preparo
Coloque o macarrão em água fervente por cerca de 2 minutos. Escorra, passe por água fria e reserve.
Limpe os camarões, tempere-os com sal, alho e pimenta e espete o palito no camarão, atravessando toda sua extensão. Se não colocar o palito, o camarão encolhe e se enrola quando entrar na gordura quente. O palito serve para deixá-lo o mais esticado possível. Espete em cada um deles.
Coloque a clara em um recipiente e junte a farinha aos poucos, mexendo até obter uma pasta grossa. Passe cada camarão nessa pasta.
Estique o macarrão bifun numa tábua e coloque o camarão sobre ele. Vá enrolando o bifun, envolvendo todo o camarão como se fosse um rolinho. Faça isso com cada um deles.
Esquente bem o óleo e frite-os rapidamente, até dourar, por cerca de 2 minutos. Eles incham, ganham corpo com o macarrão frito.
Escorra em papel absorvente, não esqueça de tirar o palito de dentro do camarão e sirva quente para a fritura não murchar.
Para o molho
Não é necessário servir com molho, mas fiz um molhinho oriental que ficou muito bom. Misturei duas partes de shoyo com uma de mirin (encontrado na seção de produtos orientais), coloquei um pouco de açúcar mascavo, suco e raspas de 1 limão. Eram os ingredientes que eu tinha em casa, e fui colocando as quantidades a olho, testando até obter o sabor que mais me agradou. Simples assim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário