Carnaval é festa para uns e período de hibernação para outros. Eu me encaixo no segundo grupo. Mesmo com a preguiça insistindo em tomar cada centímetro do meu corpo, consegui largar o controle remoto para preparar esta receita com cara de verão -- já que ele resolveu debandar antes do tempo. Daquele jeito que eu gosto e prometi postar aqui: simples, gostosa, criativa, dando pinta de que me tomou a manhã inteira para fazer, mas só levou uma hora. Esse é mais um prato que fizemos na aula de Peixes e Frutos do Mar, testado e aprovado. O purê de maçã cai bem com peixes de sabor delicado, como o robalo. Se quiser usar salmão, o purê de mandioquinha vai melhor. Eu não tinha a tranche de robalo (leia mais no final da receita), então fiz com o filé mesmo. O molho de laranja combina perfeitamente com esse peixe, e o Sergio (que detesta mel em qualquer contexto), nem percebeu a presença dele no prato. Testem e depois me digam se não é simples... se eu consegui fazer, qualquer um consegue!
Robalo em crosta de ervas ao molho de laranja com purê de maçã
(2 porções)
2 tranches de robalo
2 fatias de pão de forma branco sem casca
Raspas de 1 limão
Dill fresco a gosto (coloquei uns 5 raminhos)
1 talo de cebolinha fatiado fino
30 ml de azeite extravirgem
Sal e pimenta a gosto
Suco de 2 laranjas
20 ml de mel
30 g de manteiga sem sal
2 maçãs verdes
15 g de manteiga sem sal (1 colher de sopa)
Mel a gosto (coloquei 2 colheres de sopa)
Preparo da crosta de ervas: Faça uma farofa com o pão de forma, passando pela peneira. Acrescente as ervas bem picadas, as raspas de limão, o azeite, o sal e a pimenta. Misture bem e reserve.
Preparo do robalo: Tempere o peixe com sal e pimenta. Coloque a farofa sobre a parte superior do robalo e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 20 minutos, ou até que o robalo esteja cozido (depende do tamanho da tranche). Respeite o tempo de cozimento e não fique esperando o peixe ficar dourado, pois ele não fica! Ele deve estar úmido por dentro, e se cozinhar demais, ficará ressecado e sem sabor.
Preparo do molho: Faça um suco com as duas laranjas e coe. Em uma frigideira, aqueça o suco com o mel (pode colocar menos mel, se quiser). Deixe o molho reduzir um pouco, por 5 a 10 minutos, e junte a manteiga bem gelada. Mexa bem e rápido. A manteiga dará consistência e brilho ao molho. Sirva com o peixe.
Preparo do purê: Descasque as maçãs, retire as sementes, corte em cubos médios e coloque-as numa panela com pouquíssima água. Cozinhe até que fiquem macias, cuidado para não secar a água. Passe as maçãs ainda quentes na peneira e adicione o mel. Finalize o purê com 1 colher de sopa de manteiga bem gelada. Misture bem e sirva quente, acompanhando o peixe.
AH, É IMPORTANTE SABER:
- Tranche é como se chama cada uma das porções de um filé, ou seja, são cortes transversais do filé de um peixe grande, como é o caso do robalo. Muita gente confunde a tranche com a posta, mas a posta é o corte transversal do peixe inteiro (e não cortado em filés), e geralmente vem com a espinha dorsal. Lembra como é a posta de cação ou de salmão? Tudo bem, parece confuso, mas fica fácil quando visualizamos. Na hora de comprar, peça para o peixeiro mostrar como ele corta, e quem mora em São Paulo, vale a pena dar uma voltinha pelo Ceagesp ou pelo Mercadão, conhecer os peixes e seus tipos de cortes... um programão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário